top of page

História

Construído entre 1731 e 1799 por determinação régia de D. João V, o Aqueduto das Águas Livres constituiu, até finais do século XX, um importante sistema de distribuição e transporte de água por via gravítica em Lisboa.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, esta é considerada uma das obras mais notáveis de engenharia hidráulica no nosso país.

A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres, integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, a noroeste de Lisboa.

O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo Aqueduto Romano.
A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.

Este sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:

  • Um troço principal de 14 km de extensão com início na Mãe de Água Velha (em Belas) e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras (em Lisboa);

  • Vários troços secundários destinados a recolher e transportar a água de cerca de 60 nascentes;

  • 5 galerias para o abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital.

No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, foi crescendo até atingir cerca de 58 km de extensão.

A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941 metros, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva feito de pedra do mundo, com 65 metros de altura e 28 metros de largura.

Atualmente, está associado ao aqueduto o Museu da Água, instituição responsável pelo monumento, que promove e dinamiza visitas livres e visitas guiadas à arcaria do vale de Alcântara, reabrindo o monumento periodicamente ao público, mediante marcação prévia. 

           

Fonte: http://www.epal.pt/EPAL/menu/museu-da-%C3%A1gua/exposi%C3%A7%C3%A3o-permanente-patrim%C3%B3nio-associado/aqueduto-das-%C3%A1guas-livres

©2018 - Trabalho Académico

ESHTE (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)

Licenciatura: Informação Turística

2º ano - 4º Semestre

Unidade Curricular: Inovação Tecnológica em Turismo

Docentes: João Pronto e Atílio Forte

Discentes: Catarina Fonseca (9680) Maria Craveiro (9669)  Patrícia Almeida (9979) Rafaela Ferreira (9654)

Orgulhosamente criado com Wix.com

Assine nossa lista para novidades, receitas e eventos.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page