Trabalho académico



EPAL
A EPAL é sucessora da centenária CAL (Companhia das Águas de Lisboa), concessionária do abastecimento de água à cidade de Lisboa, entre 2 de Abril de 1868 e 30 de Outubro de 1974, altura em que terminou o contrato de concessão.
É então fundada a EPAL (Empresa Pública das Águas de Lisboa), designação que se manteve até 1981, quando esta passa a denominar-se EPAL (Empresa Pública das Águas Livres).
Sobre o Aqueduto das Águas Livres
História
Construído entre 1731 e 1799 por determinação régia de D. João V, o Aqueduto das Águas Livres constituiu, até finais do século XX, um importante sistema de distribuição e transporte de água por via gravítica em Lisboa.
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, esta é considerada uma das obras mais notáveis da engenharia hidráulica em Portugal.



Diogo Alves
Relacionado à história deste Aqueduto estão os crimes nele cometidos por Diogo Alves, o famoso "Assassino do Aqueduto" que durante cerca de 3 anos cometeu inúmeros homicídios que fizeram dele um homem célebre e odiado por todos.
Diogo Alves assaltava as pessoas que passavam no Aqueduto das Águas Livres e posteriormente atirava as suas vítimas do topo, a 65 metros de altura, para que ninguém pudesse denunciar os seus furtos.





